Fale Conosco pelo WhatsApp

Soluções ágeis, organizadas e objetivas.

Atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h

Blog

Contato
05/11/2020

A LGPD visa a proteger os dados dos usuários

A nova lei de Proteção Geral de Dados traz mais segurança aos clientes e as empresas. O acesso à internet virou rotina de muitos, há aqueles que a utilizam para lazer e aqueles que utilizam no meio empresarial, nas escolas ou na área da saúde.
 
A internet dinamizou todos os aspectos de nossas vidas, porém, ela cobra um alto preço, qual seja, ela expõe nossas informações pessoais para o mundo, ferindo tanto nossa personalidade como a nossa intimidade.
 
Os dados pessoais como nome, idade, sexo e profissão são compartilhados todos os dias entre as redes, e em um mundo onde tudo está ao alcance online, e esses dados coletados podem ser utilizados de forma negativa, gerando inúmeros prejuízos ao titular.
 
Um grande exemplo dá utilização prejudicial das informações pessoais foi o escândalo envolvendo o Facebook, acerca vazamento de dados de seus utilizadores, os quais permitiram a manipulação da opinião pública no referendo denominado BREXIT.
 
Frente à essa hipossuficiência do titular a frente às grandes corporações, é que a Lei Geral de Proteção de dados se faz tão necessária.
 
É comum que os utilizadores das redes usem seus dados para criar contas, pagar boletos, comprar online, realizar cursos entre outros, porém, com a entrada em vigor da LGPD, a forma de obtenção dos dados, sua utilização, seu tratamento e proteção, sua reutilização ou eliminação, será definida pela Lei, gerando maior segurança tanto ao titular do direito quanto às empresas que necessitam das informações, inclusive no tocante a responsabilização no caso de vazamento de informações privadas.
 
A Lei estabelece como direito dos titulares: o acesso fácil aos dados coletados pela empresa, a possibilidade de verificar como seus dados estão sendo tratados, pode solicitar a eliminação das informações. Porém, o mais importante é que o consentimento pode ser revogado a qualquer tempo.
 
Esta LGPD é uma Lei que visa proteger o usuário, porém, traz diversos benefícios para os empresários, dentre eles a credibilidade.
 
Autor: *Bruno Faigle é advogado senior de Lima & Vilani Advogados Associados
Fonte: Mundo Digital
Leia mais em: http://www.mundodigital.net.br/index.php/noticias/telecomunicacoes/13657-lgpd-entenda-como-seus-dados-estarao-protegidos

+