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03/11/2020

Existe diferença entre as proteções oferecidas por celulares Android e iPhone em caso de roubo?

Considerando um roubo ou furto em que meu dispositivo seja levado pelo criminoso, um Android atualizado oferece a mesma proteção aos dados que um iOS atualizado? As diferenças de engenharia do sistema não conferem maior segurança aos meus dados em um dispositivo iOS? [...]
 
Não seria correto dizer que o Android e o iOS são exatamente iguais. Apesar disso, dois aparelhos atualizados – com a versão mais recente do respectivo sistema – teriam recursos muito semelhantes para o caso de roubo.

Aparelhos roubados
Depois que um aparelho for roubado ou perdido, tanto a Apple como o Google fornecem serviços para localizá-lo e enviar comandos remotamente. Desde que o smartphone tenha conexão com a internet (seja ela Wi-Fi ou no plano de dados), os comandos serão executados com sucesso.
 
Por essa razão, é importante que os comandos sejam enviados imediatamente após o furto ou logo que a falta do aparelho for notada.
O uso destes comandos deve ser a primeira reação após o roubo de um aparelho – antes mesmo do cancelamento do chip e do registro de um Boletim de Ocorrência.
 
  • Buscar dispositivo (iPhone) / Encontre meu dispositivo (Android): Os dois sistemas possuem recursos para localizar um aparelho perdido ou furtado. O recurso chama-se "Buscar dispositivo" no ecossistema da Apple e "Encontre meu dispositivo" no Android. Em ambos, é necessário entrar no ID Apple ou Conta Google vinculada ao aparelho. A localização do aparelho será exibida em um mapa.
  • Marcar como perdido (iPhone) / Bloquear dispositivo (Android): É possível enviar um comando que bloqueia o dispositivo e o desvincula da sua conta, o que vai impedir certos pagamentos e acesso ao e-mail. Ou seja, mesmo que o ladrão consiga passar pelo bloqueio de tela após este comando, as contas registradas no aparelho precisam ser reativadas.
  • Apagar Dispositivo (iPhone) / Limpar dispositivo (Android): Quando a proteção dos dados é mais importante que tudo, as funções apagar ou limpar dispositivo tentam garantir que as chaves que decifram os dados presentes no smartphone sejam apagadas. Depois que essas chaves foram apagadas, é praticamente impossível recuperar os arquivos que estavam no smartphone, sendo necessário restaurá-lo e reinstalar todos os apps.

Se você conseguir acessar rapidamente esses painéis e enviar o comando correto (em especial o de "Limpar dispositivo"), ambos os sistemas vão proteger seus dados. Não é recomendável depender apenas da tela de bloqueio.
 
Como acessar?
As funções que controlam remotamente os aparelhos são disponibilizadas por meio de sites específicos e de apps. Abaixo, os links dos recursos:
  • Apple/iPhone: https://icloud.com/find
  • Google/Android: https://www.google.com/android/find

Fonte: G1
Leia mais em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2020/11/05/existe-diferenca-entre-as-protecoes-oferecidas-por-celulares-android-e-iphone-em-caso-de-roubo.ghtml

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